segunda-feira, 5 de julho de 2010

Krankcycling o que é isso?!

Já pensou em uma bicicleta invertida, em que os pés ficam parados e as mãos é que se movem em movimento circular? A modalidade já existe no Brasil. Trata-se do krankcycling, uma máquina em que 

você praticamente pedala com as mãos.

O criador da novidade é ninguém menos do que o sul-africano Johnathan Goldberg ou Johnny G, como é conhecido no mundo fitness, o criador do spinning. A grande inovação do aparelho é que ele concentra os exercícios nos membros superiores do corpo, contribuindo para melhorar o condicionamento cardiovascular. "O Krankcycling é o primeiro aparelho do mercado que utiliza exclusivamente os braços para o trabalho cardiovascular", diz Ricardo Faiock, supervisor de marketing da Johnson Health Tech Brasil, empresa responsável por trazer o aparelho para o país.

Além de estimular o aumento dos batimentos cardíacos, o aparelho serve também para o fortalecimento dos braços, do peitoral, da região das costas e do abdômen. "Existem seis tipos de movimentos possíveis que vai trabalhar toda a região superior do corpo para deixar os braços, o peito e as costas mais fortalecidos. Você pode realizar os movimentos apenas com o braço direito, só o esquerdo, com os dois simultaneamente ou intercalados, girar para frente ou para trás", explica Ricardo.

A sequência desses movimentos e o regulador de carga, que aumenta ou diminui a intensidade do exercício conforme as necessidades de cada um, trazem benefícios no aumento de equilíbrio e estabilidade. Ricardo Faiock recomenda que o treinamento com o krankcycling seja feito de forma intercalada para evitar lesões e potencializar o aumento de força em todas as regiões dos membros superiores.

Mexa o corpo
O Krankcycling foi criado com o intuito de estimular aqueles usuários que tem, por algum motivo, dificuldade de se exercitar. "O aparelho é alternativa para pessoas que têm problemas em exercitar as pernas porque estão lesionadas ou com problemas articulares, pois tira a pressão das pernas e permite que o usuário nessas condições tenha maior rendimento com os exercícios", diz Ricardo Faiock.
Jovens, adultos, gestantes e idosos. Qualquer pessoa pode utilizar o equipamento, contanto que passe antes por uma avaliação médica. Além disso, o assento removível permite que deficientes físicos façam uso sem maiores problemas. "Hoje em dia, os deficientes físicos não tem muito espaço nas academias. Por terem restrições de mobilidade, eles dificilmente têm acesso a uma aula em grupo. O Krankcycling pode ajudar nesse sentido também", acredita Ricardo.

O gasto calórico
No final do ano passado, a Fitness Industry Leader, em conjunto com a Universidade de Wisconsin, resolveu estudar os benefícios do Krankcycling em relação ao gasto calórico.

Através do acompanhamento de 12 homens e mulheres saudáveis, de 20 a 30 anos, que faziam sequências diárias de 15 minutos com o aparelho, os pesquisadores concluíram que o aparelho é eficaz para desenvolver a aptidão muscular da parte superior do corpo, bem como aumentar a capacidade aeróbica do corpo, contribuindo para aumentar a queima de calorias.
O estudo revelou que os exercícios feito no aparelho podem queimar cerca de nove calorias por minuto, ou 259 calorias num período de 30 minutos. A pesquisa mostrou também que os voluntários mantiveram uma frequência cardíaca superior a 70%, o que vai ao encontro das diretrizes recomendadas para a obtenção de benefícios cardiovasculares de um treino.

O médico Cedric Bryant, um dos coordenadores do estudo, disse que as pessoas que participam regularmente do Krankcycling recebe um treinamento exaustivo, que estimula o trabalho cardiovascular e queima um número razoável de calorias. Por isso, é uma boa opção de treino para pessoas com necessidades especiais, como os obesos.

Fonte:MinhaVida.com.br
Por Andressa Basilio

Nenhum comentário:

Postar um comentário