terça-feira, 6 de julho de 2010

Ritmo após a plástica (para elas)


Meninas ai vai uma matéria muito legal para quem fez plástica a pouco tempo ou está pensando e fazer e não quer parar de treinar.


Implante de silicone nos seios e lipoaspiração são as cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres. Como manter o treinamento nos primeiros meses após a operação?

Cirurgias plásticas são intervenções cada vez mais cotidianas. Apelar para a lipoaspiração para se livrar da gordura indesejada ou aumentar os seios para sentir-se mais atraente são soluções cada vez mais procuradas. (ver box). Para as corredoras a opção pode representar problemas aos treinamentos e ao condicionamento físico devido ao tempo sem treinar.

Isso porque o pós-operatório de quem coloca uma prótese de silicone nos seios deve ser de inteiro repouso, por pelo menos um mês. “A mulher deve evitar os movimentos abruptos da região. Assim, o movimento dos braços deve ser limitado. O repouso ‘localizado’ permite que o processo da cicatrização posicione e estabilize a prótese no local adequado, até que não haja mais risco de deslocamento – o que acontece em três a quatro semanas após a cirurgia”, diz o cirurgião plástico Douglas Jorge, tesoureiro geral da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Após o primeiro mês de descanso, pode-se voltar aos exercícios moderados
em outras regiões. Corrida mesmo, só depois do segundo mês.

A treinadora Adriana Piacsek, da assessoria TPM (Treinamento Para Mulheres) indica o caminho de volta aos exercícios físicos. “Alguns médicos liberam depois de um mês os exercícios aeróbicos que não esforcem os membros superiores – no caso da mulher que colocou silicone. Então, para não perder o condicionamento durante esse período, é interessante a prática de musculação nos membros posteriores e até mesmo andar de bicicleta, mas nada que tenha de mexer os braços”.

A advogada Fabiana (nome fictício), 41, colocou 160 ml de silicone nos seios em 2006. “Depois da cirurgia, passei um mês descansando e depois voltei a treinar: caminhava na esteira e andava de bicicleta. Só voltei a correr dois meses após a cirurgia”, diz. Quanto ao ritmo, garante que se recuperou rápido. “Como já tinha um bom condicionamento, quando voltei a correr não tive muito problema. É claro, fiquei mais cansada, mas em menos de um mês já estava no meu ritmo normal”, diz.

De volta aos treinos
Depois de receber alta, a primeira etapa é voltar ao condicionamento. “Voltamos gradativamente aos treinamentos para que a atleta recupere o ritmo anterior. No caso das que possuem um bom condicionamento físico, podemos começar já na corrida, mas, nas iniciantes, temos de voltar à estaca zero. Em um mês e meio, em média, ela já perdeu todo o condicionamento inicial. O mesmo vale para voltar a fazer exercícios de musculação nos braços: gradativamente, e respeitando a sensibilidade de cada atleta”, afirma a treinadora.

A psicóloga Érica (nome fictício), 39, colocou 200 ml de silicone em outubro de 2006. Preferiu não praticar nenhum tipo de esporte por dois meses, com medo de acidentes. Quando voltou, sentiu que seu ritmo tinha diminuído. “Estava mais fraca e sem fôlego. No começo, correr com a prótese foi estranho, porque carregava um peso que antes não existia, e tinha medo que ocorresse algum problema. Por indicação médica corro com dois tops”, conta.

Perigos
Voltar a treinar sem o consentimento médico pode acarretar problemas. No caso do implante de silicone, os riscos são maiores. “Se antes deste prazo a mulher fizer movimentos bruscos, pode ocorrer sensação de deslocamento da prótese. Propicia ainda o risco de formação de líquidos na cavidade que contém a prótese”,
diz o cirurgião plástico.

“No implante de silicone, sugerimos que a mulher volte paulatinamente às atividades normais, mas sempre lembrando que o risco de traumas é permanente. Se ela cair, levar uma cotovelada forte ou outra coisa que machuque a região operada, pode acontecer a ruptura ou deslocamento da prótese e será preciso trocá-la”, complementa Jorge.

Lipoaspiração
No caso da lipo, o cirurgião plástico afi rma que a volta aos treinos é menos demorada. “O pós-operatório é mais simples pela ausência do ‘corpo estranho’. Mas a mulher não pode descuidar, e os cuidados na região operada devem existir. O tempo sem fazer exercício físico varia, mas a média é permanecer pelo menos um mês sem praticá-los. Além disso, o corte não pode ser exposto a muito calor nesse primeiro momento”.

As mais procuradas
As cirurgias estéticas mais procuradas pelas mulheres são a lipoaspiração e o implante de próteses de silicone nos seios. Em 2004, foram feitas no Brasil 616.287 cirurgias plásticas, sendo 425.288 delas em mulheres, representando 69% do total, segundo pesquisa feita pela organização Gallup a pedido da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Foram 138.695 lipoaspirações e 117.759 implantes mamários.

Já nos Estados Unidos, a disparidade entre homens e mulheres na hora de optar pela intervenção cirúrgica é bem maior. Das cerca de 11,5 milhões de cirurgias plásticas feitas em 2006, 92% do total foram em mulheres. As operações preferidas das norte-americanas são as mesmas das brasileiras: 383.885 mulheres colocaram prótese de silicone nos seios e 350.420 fizeram lipoaspiração.

*Por Marina Oliveira
Fonte: o2porminuto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário